AS APOSTÍLAS E OS ARTIGOS RELACIONADOS AO CANDOMBLÉ E O CULTO AOS ORIXAS TEM POR FINALIDADE ESCLARECER E ENSINAR A FORMA CORRETA DE PRATICAR O CULTO - ENSINAR CORRETAMENTE O QUE ESTÁ DIZENDO EM YORÙBÁ E PORTUGUÊS NA HORA DOS CANTOS, REZAS, MATANÇAS E SAUDAÇÕES AOS ORIXAS.
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domingo, 24 de junho de 2012
domingo, 17 de junho de 2012
LOS ORISHAS
Los Orishas son los elementos de la naturaleza: Esu o Eshu es la transformación de toda la oposición, el placer sexual - Ogun es el viento, la fuerza que está en nosotros - los caminos de hierro, acero - Oshosi se representa en el bosque y los animales que allí existen-o Obaluwaiye Omolu es el tiempo, las enfermedades, el Sol, con sus divisiones, Òsónyìn osae o las hojas son medicinales - Oxumaré es el arco iris - Songo o Shango es un rayo, el trueno, el relámpago - Oya Iyansan o el viento, la tormenta - Osun o Oshún, Oxun, Oshum, Oshún es de los ríos, aguas tranquilas, es la diosa de la belleza, el amor, la fertilidad - o Iyemanjá Iyemoja es la luna, la maternidad - Nanan es nana o la lluvia, las aguas del pantano que están por debajo de la tierra - Ibeji, Ere es la alegría de la infancia - Espero que este es el cielo, la luz, la paz, la fertilidad masculina
quarta-feira, 13 de junho de 2012
ÀWON ÒRÌSÀ TANI ( OS ORIXAS QUEM SÃO )
ÈSÙ ( EXU ) Senhor do poder da transformação - Ele foi um dos amado por Oya ( Iyansan )protetor e controlador do instinto ou desejo sexual de cada ser existente no mundo - responsável pela fertilidade humana - seu nome vem da palavra "SÚ" que quer dizer: Brotar, aparecer, semear, disseminar algo.
ÒGÚN ÒRÌSÀ ( ORIXÁ OGUN ) Senhor da guerra - Foi o primeiro marido de Oya ( Iyansan ) - Amado também por Òsun ( Oxun, Oxum ) - Senhor dos caminhos - Abre e fecha caminhos - Dono do fogo e da forja - senhor do fogo porque na natureza Ògún é o vento que é o ar em movimento, é o oxigênio e sem ar ou oxigênio não existe fogo - Senhor dos ferros e de todas as armas - Senhor de todos que utilizam qualquer tipo de ferro em seu trabalho - Senhor de todas as armas - senhor das usinas metalurgicas.
ODÉ ÒRÌSÀ( ORIXÁ ODÉ ) Orixá da caça - É sucessor de ÒGÚN - Senhor do alimento - responsável pela manutenção dos lares - A palavra "Odé" significa caça e a palavra "Olode" quer dizer caçador -
ÒSÓÒSÌ ( ORIXÁ OXOSSE ) Orixá caçador - É o caçador de Odé - Se divide em masculino e femenino - É quem provoca o sío nos animais para o acasalamento - Companheiro de Odé e exerce as mesmas funções e come as mesmas comidas
ÒSÓNYÌN ÒRÌSÀ ( ORIXÁ OSÃE ) Orixá masculino - Senhor das folhas medicinais e da saúde - Seu nome
"ÒSÓNYÌN" vem da palavra "SON" que quer dizer saúde -
ARONI ÒRÌSÀ ( ORIXÁ ARONI ) É o oposto ou femenino de ÒSÓNYÌN - Também é a dona das folhas, só que é as folhas que provocam as doenças, principalmente as coceiras - Seu nome vem da palavra "ARON" que que dizer doença - Mas tem os mesmos hábitos de Osãe - Come as mesmas comidas - E também pode curar - É comum em algumas casas dizerem que Osãe é femenino e chamam de Osanha, neste caso estão se referindo a "ARONI", em outras casas tem OSÂE como masculino, referindo- se ao lado masculino do Encanto das folhas medicinais
OMOLU OU OBALÚWÀIYÉ ÒRÌSÀ - ORIXÁ OBALUAIYE - Senhor da existência terrena - Senhor do tempo- Senhor da vida - Senhor da morte - Senhor de todas as epidemias - Também foi amado pela iyaba Iyewa, Yewa - OMOLU quer dizer: OMO= filho e OLU = Senhor ( Filho do Senhor ) - "OBALÚWÁIYÉ" quer dizer: OBA = Rei, OLU = Senhor, WA = existência, ÀIYÉ = mundo ( Rei e Senhor do Mundo ou Rei e Senhor da Existência terrena - Igualmente a SEU IRMÃO SÒNGÒ ( XANGÔ ), OBALÚWÁIYÉ é o dono da terra, só que é a terra destrutiva e Xangô é o dono da terra produtiva ou construtiva, ou seja um é dono da terra de cima onde nós moramos enquanto temos vida e o outro é dono da terra de baixo onde nós moramos quando não temos mais a vida ou somos espiritos, dai pode se ver uma das rivalidades entre os dois donos da terra.
ÒSÚMÀRÈ ÒRÌSÀ - ORIXÁ OXUNMARÊ - Encanto da força das águas no reflexo do Sol - Senhor do Arco-Iris - Serpente que enrosca a terra segurando-a evitando que a terra caia no pricipício - Mensageiro de SÒNGÓ (Xangô) - Encarregado de levar a água que cai na terra de volta para as nuvens que é o palácio de SÒNGÓ -Garante a continuidade da vida no mundo espiritual - Ele é a atmosfera que segura a terra dando suporte e proteção pra a humanidade - É o Deus da eternidade - Tem poder sobre todos os seres que rastejam -
Oya é: Òrìsà Olodò Oya ( Oríxá do Rio Oya ) rio existente na Nigeria - Senhora das tempestades e dos ventos da morte - Foi esposa de Xangô, Ogun e Oxosse - Tem o poder de controlar os Eguns - Recebeu o título de Iyansan - o significado do nome é " Ìyá omo mesan " Ìyá = mãe, omo = filho, mesan = nove ( Mãe dos nove filho ) - Seu nono filho foi Egun e é filho De Xangô - Sua dança representa uma pessoa enxotando ou afastando algo ( os Eguns ) - Existe várias qualidades ou titulos - É a princesa e senhora da cidade chamada " Ira " dai vem ser chamada Oníra ( Oni = Senhora ou Dona + Ira a cidade onde ela reina ) dai gerou outras qualidades de acordo com a terra que ela passou e a função que esteve exercendo - Na briga com Ogun ele foi cortada em nove pedaços ( Que significa os 9 ceus ou espaço que existe no mundo, e ela cortou Ogun em 7 pedaço que significa os 7 caminhos ou 7 cidades que ele conquistou. Dai vem a cantiga " Eloya k'ota meje Ògún sa re mesan " ( Dizendo que na briga ela cortou ele em 7 e ele a cortou em 9 ).
AGUARDEM A CONTINUAÇÃO...
ÒGÚN ÒRÌSÀ ( ORIXÁ OGUN ) Senhor da guerra - Foi o primeiro marido de Oya ( Iyansan ) - Amado também por Òsun ( Oxun, Oxum ) - Senhor dos caminhos - Abre e fecha caminhos - Dono do fogo e da forja - senhor do fogo porque na natureza Ògún é o vento que é o ar em movimento, é o oxigênio e sem ar ou oxigênio não existe fogo - Senhor dos ferros e de todas as armas - Senhor de todos que utilizam qualquer tipo de ferro em seu trabalho - Senhor de todas as armas - senhor das usinas metalurgicas.
ODÉ ÒRÌSÀ( ORIXÁ ODÉ ) Orixá da caça - É sucessor de ÒGÚN - Senhor do alimento - responsável pela manutenção dos lares - A palavra "Odé" significa caça e a palavra "Olode" quer dizer caçador -
ÒSÓÒSÌ ( ORIXÁ OXOSSE ) Orixá caçador - É o caçador de Odé - Se divide em masculino e femenino - É quem provoca o sío nos animais para o acasalamento - Companheiro de Odé e exerce as mesmas funções e come as mesmas comidas
ÒSÓNYÌN ÒRÌSÀ ( ORIXÁ OSÃE ) Orixá masculino - Senhor das folhas medicinais e da saúde - Seu nome
"ÒSÓNYÌN" vem da palavra "SON" que quer dizer saúde -
ARONI ÒRÌSÀ ( ORIXÁ ARONI ) É o oposto ou femenino de ÒSÓNYÌN - Também é a dona das folhas, só que é as folhas que provocam as doenças, principalmente as coceiras - Seu nome vem da palavra "ARON" que que dizer doença - Mas tem os mesmos hábitos de Osãe - Come as mesmas comidas - E também pode curar - É comum em algumas casas dizerem que Osãe é femenino e chamam de Osanha, neste caso estão se referindo a "ARONI", em outras casas tem OSÂE como masculino, referindo- se ao lado masculino do Encanto das folhas medicinais
OMOLU OU OBALÚWÀIYÉ ÒRÌSÀ - ORIXÁ OBALUAIYE - Senhor da existência terrena - Senhor do tempo- Senhor da vida - Senhor da morte - Senhor de todas as epidemias - Também foi amado pela iyaba Iyewa, Yewa - OMOLU quer dizer: OMO= filho e OLU = Senhor ( Filho do Senhor ) - "OBALÚWÁIYÉ" quer dizer: OBA = Rei, OLU = Senhor, WA = existência, ÀIYÉ = mundo ( Rei e Senhor do Mundo ou Rei e Senhor da Existência terrena - Igualmente a SEU IRMÃO SÒNGÒ ( XANGÔ ), OBALÚWÁIYÉ é o dono da terra, só que é a terra destrutiva e Xangô é o dono da terra produtiva ou construtiva, ou seja um é dono da terra de cima onde nós moramos enquanto temos vida e o outro é dono da terra de baixo onde nós moramos quando não temos mais a vida ou somos espiritos, dai pode se ver uma das rivalidades entre os dois donos da terra.
ÒSÚMÀRÈ ÒRÌSÀ - ORIXÁ OXUNMARÊ - Encanto da força das águas no reflexo do Sol - Senhor do Arco-Iris - Serpente que enrosca a terra segurando-a evitando que a terra caia no pricipício - Mensageiro de SÒNGÓ (Xangô) - Encarregado de levar a água que cai na terra de volta para as nuvens que é o palácio de SÒNGÓ -Garante a continuidade da vida no mundo espiritual - Ele é a atmosfera que segura a terra dando suporte e proteção pra a humanidade - É o Deus da eternidade - Tem poder sobre todos os seres que rastejam -
Oya é: Òrìsà Olodò Oya ( Oríxá do Rio Oya ) rio existente na Nigeria - Senhora das tempestades e dos ventos da morte - Foi esposa de Xangô, Ogun e Oxosse - Tem o poder de controlar os Eguns - Recebeu o título de Iyansan - o significado do nome é " Ìyá omo mesan " Ìyá = mãe, omo = filho, mesan = nove ( Mãe dos nove filho ) - Seu nono filho foi Egun e é filho De Xangô - Sua dança representa uma pessoa enxotando ou afastando algo ( os Eguns ) - Existe várias qualidades ou titulos - É a princesa e senhora da cidade chamada " Ira " dai vem ser chamada Oníra ( Oni = Senhora ou Dona + Ira a cidade onde ela reina ) dai gerou outras qualidades de acordo com a terra que ela passou e a função que esteve exercendo - Na briga com Ogun ele foi cortada em nove pedaços ( Que significa os 9 ceus ou espaço que existe no mundo, e ela cortou Ogun em 7 pedaço que significa os 7 caminhos ou 7 cidades que ele conquistou. Dai vem a cantiga " Eloya k'ota meje Ògún sa re mesan " ( Dizendo que na briga ela cortou ele em 7 e ele a cortou em 9 ).
AGUARDEM A CONTINUAÇÃO...
quinta-feira, 7 de junho de 2012
COMO LAVAR OS BÚZIOS PAR ABRIR A VIDÊNCIA
Folhas para lavar o Jogo de Búzios
Colônia
Erva de Santa Maria
Folha da costa ( Saião
Folha da Fortuna
Oripepê
Macaça
Levante
Golfo branco de Monan
Maneira de Fazer : Colocar búzios o sereno, em Noite de Lua
Cheia , nova ou crescente . Na manhã seguinte , Búzios Lavar com Todas as como
folhas , relacionadas Acima . Este Procedimento Dever ocorrer antes do sol
nascer . Deixar descansar Por três dias no mel com água. Após os três dias , sacrificar um casal de pombos branco, também oferecer um obi branco e Orobó , colocar por cima de tudo azeite doce ( Azeite de Oliva Puro ) e mel . Três
dias Após , colocar os axés no pé de uma arvore sem espinhos . Após tudo isto,
passe o Atim de Oxalá nos búzios Todos , assim ele estará pronto para ser utilizado .
VOU ENSINAR
OUTRAS MANEIRAS
1ª MANEIRA: Lava -se todo o material , como com Ervas
seguintes :
Catinga de mulata
Manjericão
Peregum
Oripepe
Folha da Costa
Macassa
Oriri da Oxum
Pára raio
Guiné
Aroeira
Modo de
Fazer :
Macerar as ervas e passar o sumo coado para uma bacia de Ágata , colocar todo o material
de repouso por 24 horas Neste sumo, logo após, retirar e despachar as ervas com o sumo em um rio.
No final de três dias, dê comidas secas e faça matança para o Exú do Jogo.
Dois galos brancos
Galinhas brancas Duas + obi branco, azeite doce e vinho brano
2ª MANEIRA: Primeiramente, Lavar o Jogo nd água da
cachoeira e na volta para casa , fazer o amaci n Ifá responder com clareza e
firmeza .
Material:
Água Benta
Um branco Obi
Um Orogbó
Uma Colher de mel
Uma Colher de Azeite doce
Um pouco de água da chuva
Um pouco de água de Uma
Nascente
Folhas
usadas não amaci :
Macaca
Mangericão
Oriri de Oxum
Folha da costa
Macaca
Levante
Folha da fortuna
E mais Três qualidades de folhas de Ifá
Como preparar :
Fazer uma mistura com estas ervas, socar todas até tirar o sumo, coar e fazer uma mistura de tudo relacionado .
Colocar os búzios dentro da vasilha em que está o
amaci , e uma vela branca
de 7 dias, oferecer uma a Ifá Para quê Esse Orixá transmita Força aos Cauris (
búzios ).
depois de 24 horas , dar comida aos cauris (
búzios ).
Material
Para a comida dos Caurís :
Um pombo branco
Um acaça branco
Bastante canjica cozida
Uma fava da vidência
Um pouco de ossum
Um pouco de Ori ( cera de carneiro )
Uma tijela branca
Maneira de
Fazer :
Tudo arrumar em ordem em tijela e matar o pombo para Ifá.
Despachar o resto da matança no pé de uma arvore frondosa .
Pó
dos Odus
Material:
Feijão preto torrado
Noz moscada
Purixim
Ossum
Efun
Dandá da Costa
branca Pemba
Branco Uais
Uais vermelho
Sândalo
Bejerecum
Obi ( ralado )
Orobó ( ralado )
Maneira de Fazer :
Ralar e misturar tudo. Uma Passar em peneira
fina Bem , Quando estiver Tudo peneirado , Fazer Uma reza Ifá para e estara
pronto Atim dos Odus .
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Ketu, Exu Alaketu Rei de Ketu. Ritual para troca de cabeça. Ritual e
Fundamentos para obrigação de 7 anos com e sem entrega de cargos ou Deka.
Ritual do ÀȘÈȘÈ após a morte de uma pessoa da religião de Orixá, carrego de
Ègún. Ebós do culto de Ifá
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ALFABETO YORÙBÁ - ÁBÍDÍ
INTRODUÇÃO
ALFABETO YORÙBÁ - ÁBÍDÍ by Oba ibi
A língua Yorùbá, é composta
por diverssos dialetos no país da Nigéria, contudo esses dialetos se prevalecem
do mesmo alfabeto. O alfabeto é composto por 25 letras, e que algumas delas
podem variar no seu som de acordo com a região que está sendo utilizada.
As letras que mais variam no
seu som é : O, E GB, P, Y,
ÁBÍDÍ YORÙBÁ
FÁWÈLÌ ATI ÌSODOKAN ALFABETO YORÙBÁ
VOGAIS E CONSOANTES
A =
a Gb = guebi Ni
= ni T
= ti
B =
bi H = rri O = o U
= u
D = di I
= i O = ó W
= u u
E = ê j =
di PI = pi Y
= ii
E = é K = qui R =
ri
F = fi L
= li S = si
G =gui M = mi S
= xis
Àwon Fáwèlì ( As Vogais
) A – E – E – I – O – O –
U
OBS: A letra "gb" muitos dizem por ai que ela tem somente o som de um "b" forte, na realidade o som desta letra é um "gb" tão rápido que se ouve "gu " Ex: Elegbarà ( Senhor do poder ) Elegbe ( camarada, companheiro, sócio ) pouca são as palavras que não se houve este som, como em Elegbò ( protetor ) Elegbó ( ouvinte )
A letra "J" Soa como um "di" rápido, se você escrever "jó" deve se falar " dió", "je" deve se falar dié. Onije ( Senhor da comida ou do alimento, provedor do sustento ).
Esta explicação faz parte do dvd de aulas de Yorùbá que está a venda. Contato; email: oba_filho@hotmail.com ou yorubaeportugues2@hotmail.com Tels: 71- 3393-8642 / OI 71- 8870-3464 / TIm 71- 93665984
ODI OJÓ ÒMÍRÀN ( ATÉ OUTRO DIA )
segunda-feira, 28 de maio de 2012
BÀBÁ TIWA - O PAI NOSSO NA LÍNGUA YORÙBÁ
BÀBÁ WA TI NBE L’ÒRUN
NOSSO PAI QUE MORA NO CÉU
ÒWÒ FUN ORÙKÓ RE
RESPEITO O VOSSO NOME
KI IJOBA RE DÉ
QUE VENHA O SEU REINO
AFE TIRE NI KI A SE L’AYE
VOSSA VONTADE É QUE NÓS FAZEMOS NA TERRA
BIATI NSE NI ÒRUN
COMO FAZEMOS NO CÉU
FUN WA NI ONJE OJÓ WA L’ONI
DI-NOS A COMIDA DE NOSSO DIA DE HOJE
DARI ÈSE JI WA
PERDOAI NOSSOS PECADOS
BIATI NDARI ESE JI ÀWON SE WA
COMO PERDOAMOS OS PECADOS QUE NOS FAZEM
MÃ FA WA SÍNÚ IDEWO
TIRAI-NOS DE DENTRO DE PROBLEMAS
NITORIPE IJOBA RE NI
PORQUE O REINO É VOSSO
AGBÁRÀ NI TIRE
O PODER É SEU
ÒGO NI TIRE
A GLORIA É VOSSA
LAYELAYE ÀSE
PARA SEMPRE AMÉM
BÀBÁ TIWA - PAI NOSSO by Oba ibi
NOSSO PAI QUE MORA NO CÉU
ÒWÒ FUN ORÙKÓ RE
RESPEITO O VOSSO NOME
KI IJOBA RE DÉ
QUE VENHA O SEU REINO
AFE TIRE NI KI A SE L’AYE
VOSSA VONTADE É QUE NÓS FAZEMOS NA TERRA
BIATI NSE NI ÒRUN
COMO FAZEMOS NO CÉU
FUN WA NI ONJE OJÓ WA L’ONI
DI-NOS A COMIDA DE NOSSO DIA DE HOJE
DARI ÈSE JI WA
PERDOAI NOSSOS PECADOS
BIATI NDARI ESE JI ÀWON SE WA
COMO PERDOAMOS OS PECADOS QUE NOS FAZEM
MÃ FA WA SÍNÚ IDEWO
TIRAI-NOS DE DENTRO DE PROBLEMAS
NITORIPE IJOBA RE NI
PORQUE O REINO É VOSSO
AGBÁRÀ NI TIRE
O PODER É SEU
ÒGO NI TIRE
A GLORIA É VOSSA
LAYELAYE ÀSE
PARA SEMPRE AMÉM
BÀBÁ TIWA - PAI NOSSO by Oba ibi
domingo, 27 de maio de 2012
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