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quarta-feira, 13 de junho de 2012

ÀWON ÒRÌSÀ TANI ( OS ORIXAS QUEM SÃO )

ÈSÙ ( EXU ) Senhor do poder da transformação - Ele foi um dos amado por Oya ( Iyansan )protetor e controlador do instinto ou desejo sexual  de cada ser existente no mundo - responsável pela fertilidade humana - seu nome vem da palavra "SÚ" que quer dizer: Brotar, aparecer, semear, disseminar algo.

ÒGÚN ÒRÌSÀ ( ORIXÁ OGUN ) Senhor da guerra - Foi o primeiro marido de Oya ( Iyansan ) - Amado também por Òsun ( Oxun, Oxum ) - Senhor dos caminhos - Abre e fecha caminhos - Dono do fogo e da forja - senhor do fogo porque na natureza Ògún é o vento que é o ar em movimento, é o oxigênio e sem ar ou oxigênio não existe fogo -  Senhor dos ferros e de todas as armas - Senhor de todos que utilizam qualquer tipo de ferro em seu trabalho - Senhor de todas as armas - senhor das usinas metalurgicas.


ODÉ  ÒRÌSÀ( ORIXÁ ODÉ ) Orixá da caça - É sucessor de  ÒGÚN - Senhor do alimento - responsável pela  manutenção dos lares - A palavra "Odé" significa caça e a palavra "Olode" quer dizer caçador -


ÒSÓÒSÌ ( ORIXÁ OXOSSE ) Orixá caçador - É o caçador de Odé - Se divide em masculino e femenino - É quem provoca o sío nos animais para o acasalamento - Companheiro de Odé e exerce as mesmas funções e come as mesmas comidas


ÒSÓNYÌN ÒRÌSÀ ( ORIXÁ OSÃE ) Orixá masculino - Senhor das folhas medicinais e da saúde - Seu nome
"ÒSÓNYÌN" vem da palavra "SON" que quer dizer saúde -


ARONI ÒRÌSÀ ( ORIXÁ ARONI ) É o oposto ou femenino de ÒSÓNYÌN - Também é a dona das folhas, só que é as folhas que provocam as doenças, principalmente as coceiras - Seu nome vem da palavra "ARON" que que dizer doença - Mas tem os mesmos hábitos de Osãe - Come as mesmas comidas - E também pode curar - É comum em algumas casas dizerem que Osãe é femenino e chamam de Osanha, neste caso estão se referindo a "ARONI", em outras casas tem OSÂE como masculino, referindo- se ao lado masculino do Encanto das folhas medicinais


OMOLU OU OBALÚWÀIYÉ ÒRÌSÀ - ORIXÁ OBALUAIYE - Senhor da existência terrena - Senhor do tempo- Senhor da vida - Senhor da morte - Senhor de todas as epidemias - Também foi amado pela iyaba Iyewa, Yewa -  OMOLU quer dizer: OMO= filho e OLU = Senhor ( Filho do Senhor ) -  "OBALÚWÁIYÉ" quer dizer: OBA = Rei, OLU = Senhor, WA = existência, ÀIYÉ = mundo ( Rei e Senhor do Mundo ou Rei e Senhor da Existência terrena - Igualmente a SEU IRMÃO SÒNGÒ ( XANGÔ ),  OBALÚWÁIYÉ é o dono da terra, só que é a terra destrutiva e Xangô é o dono da terra produtiva ou construtiva, ou seja um é dono da terra de cima onde nós moramos enquanto temos vida e o outro é dono da terra de baixo onde nós moramos quando não temos mais a vida ou somos espiritos, dai pode se ver uma das rivalidades entre os dois donos da terra.


ÒSÚMÀRÈ ÒRÌSÀ - ORIXÁ OXUNMARÊ - Encanto da força das águas no reflexo do Sol - Senhor do Arco-Iris - Serpente que enrosca a terra segurando-a evitando que a terra caia no pricipício - Mensageiro de SÒNGÓ (Xangô) - Encarregado de levar a água que cai na terra de volta para as nuvens que é o palácio de SÒNGÓ -Garante a continuidade da vida no mundo espiritual - Ele é a atmosfera que segura a terra dando suporte e proteção pra a humanidade - É o Deus da eternidade -  Tem poder sobre todos os seres que rastejam - 


Oya é: Òrìsà Olodò Oya ( Oríxá do Rio Oya ) rio existente na Nigeria - Senhora das tempestades e dos ventos da morte - Foi esposa de Xangô, Ogun e Oxosse - Tem o poder de controlar os Eguns - Recebeu o título de Iyansan - o significado do nome é " Ìyá omo mesan "  Ìyá = mãe, omo = filho, mesan = nove ( Mãe dos nove filho ) - Seu nono filho foi Egun e é filho De Xangô - Sua dança representa uma pessoa enxotando ou afastando algo ( os Eguns ) - Existe várias qualidades ou titulos - É a princesa e senhora da cidade chamada " Ira " dai vem ser chamada Oníra ( Oni = Senhora ou Dona + Ira a cidade onde ela reina ) dai gerou outras qualidades de acordo com a terra que ela passou e a função que esteve exercendo - Na briga com Ogun ele foi cortada em nove pedaços ( Que significa os 9 ceus ou espaço que existe no mundo, e ela cortou Ogun em 7 pedaço que significa os 7 caminhos ou 7 cidades que ele conquistou. Dai vem a cantiga " Eloya k'ota meje Ògún sa re mesan " ( Dizendo que na briga ela cortou ele em 7 e ele a cortou em 9 ).


AGUARDEM A CONTINUAÇÃO...


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