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AS APOSTÍLAS E OS ARTIGOS RELACIONADOS AO CANDOMBLÉ E O CULTO AOS ORIXAS TEM POR FINALIDADE ESCLARECER E ENSINAR A FORMA CORRETA DE PRATICAR O CULTO - ENSINAR CORRETAMENTE O QUE ESTÁ DIZENDO EM YORÙBÁ E PORTUGUÊS NA HORA DOS CANTOS, REZAS, MATANÇAS E SAUDAÇÕES AOS ORIXAS.
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sábado, 19 de abril de 2014
APOSTÍLAS DO AXÉ DO CANDOMBLÉ E AULAS DE YORÙBÁ
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quarta-feira, 2 de abril de 2014
Maria Preta: TERREIRO: Um vídeo documentário sobre o Candomblé
Maria Preta: TERREIRO: Um vídeo documentário sobre o Candomblé: Ainda existem muitos preconceitos quando se fala sobre o Candomblé. E para desmistificar alguns, as mães Vilma S. de Oliveira e Te...
Documentário Alaíde do Feijão: Na quarta-feira o Pelourinho será Alaíde
Documentário Alaíde do Feijão: Na quarta-feira o Pelourinho será Alaíde: A quituteira baiana Alaíde do Feijão é a estrela do vídeo realizado pelo publicitário João Silva, que será exibido na próxima quarta-feira, ...
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Ketu, Exu Alaketu Rei de Ketu. Ritual para troca de cabeça. Ritual e
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Documentário Alaíde do Feijão: Publicitário João Silva fala sobre o documentário ...
Documentário Alaíde do Feijão: Publicitário João Silva fala sobre o documentário ...: O vídeodocumentário Alaíde do Feijão será exibido no Pelourinho no dia 16 de março de 2011, a partir das 19 horas.
domingo, 30 de março de 2014
sábado, 22 de março de 2014
quarta-feira, 12 de março de 2014
SAMBA DE CABOCLO COM SOTAQUE
ALGUNS SAMBA DE SOTAQUE DOS CABOCLOS
1 - Pau rolou caiu lá nas matas ninguém viu
Lá nas matas ninguém viu, lá nas matas ninguém viu.
Significado: Quando se canta isto, está dizendo que o dono da casa ou alguém alí é cego, não está vendo o que está acontecendo ali ou fora da lí.
2 - Santo Antonio diz que não bebi, eu encontrei embriagado
Com uma garrafa na cabeça e outra embaixo do braço
Aê santo Antonio você me disse que não bebe.
Significado: Quando se canta este samba, está chamando alguém de mentiroso ou marmoteiro
3 - O urubu levou, urubu levou seu chapéu
Urubu levou seu chapéu, urubu levou lá paro céu.
Significado: Quando se canta este samba, está dizendo que a pessoa está morto e fedendo
4 - Aqui nesta casa não tem um martelo que bata um duelo do jeito que eu quero, pra eu vadiar
Olô beira do rio, olô beira do mar
Significado: Quando se canta este samba, está desafiando o ogan, Alagbe, pode estar dizendo que ele não está tocando direito, ou dizendo que quer ver se ele sabe tocar bem mesmo.
5 - Ê Jão Paulino segura este samba se não cai
Ê jão Paulino segura este samba se não cai
Significado: Quando se canta este samba, está dizendo que o dono da casa deve tomar cuidado com a casa, alguma coisa ali pode estar errado e, pode até acabar com a festa ou fechar a casa futuramente.
CONTINUA... AGUARDEM
sexta-feira, 7 de março de 2014
quarta-feira, 5 de março de 2014
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
YORUBÁ CUMPRIMENTOS AO ACORDAR DOS FILHOS PRA OS PAIS
YORÙBÁ OS FILHOS CUMPRIMENTANDO O PAI AO ACORDAR
OBSERVE QUE AS POSIÇÕES DOS FILHOS PARA SAUDAREM O PAI SÃO DIFERENTES DAS POSIÇÕES DAS FILHAS..
YORÙBÁ CUMPRIMENTOS
ÌKÍNÌ (GREETINGS)
ÌKÍNÌ
( SAUDAÇÕES, OU CUMPRIMENTOS )
KÍKÍ ELEGBE ENI (
CUMPRIMENTOS ENTRE CAMARADAS, AMIGOS, ETC )
CONVERSAÇÃO DO 1º VIDEO
Olúsegun : Báwo ni o?
Trd : Como vai você ? Como está você ?
Trd : Tudo bem. Estou bem,
passo bem
Olúsegun : Ó mà tòjò meta ?
Trd : Há quanto tempo em ? Há quanto tempo não o vejo
Tolú : Beeni o, òjò kan pèlú
Trd : Sim, há muito tempo
Trd : como está passando ? passa bem ? ( em saúde,
felicidade )
Tolúlope
: Àlàáfíà ni.
Trd : Sim. Estou bem
Olúsegun : Ise nko
Trd : Está indo tudo bem
Trd : Estão bem
Trd : Seus pais como estão ?
Tolúlope : Won wà
Tolúlope : Won wà
Trd : E seus irmãos mais
velhos como estão ?
Tolúlope : Won wà, a dúpe.
Tolúlope : Won wà, a dúpe.
Trd : Estão bem, obrigado.
Trd : Dê lembranças a seu pai
e a sua mãe
Tolúlope
: Won á gbo.
Trd : Eles ouvirão, eles
saberão, eu darei ( as lembranças )
Olúsegun Odabo o
Trd : Até mais,
até a volta
Tolúlope : Ó dàbo.
Trd : Até mais, até a volta
ÌWÉ GBÉDEGBÉYÒ (
VOCABULÁRIO )
Àwon = eles, elas, os, as
Adupe, a dupe = obrigado
Àlàáfíà
= felicidade, saúde, bem estar, tudo certo, tudo corre bem
Àti = e
Bá = cumprimento, saudação, reverencia,
lembrança
Bàbá = pai
Báwo = como ? ( como em pergunta )
Beeni =
sim, assim, desta forma, deste jeito, desta maneira
Dáadáa, dada = bem, bom, boa ( só para cumprimentos )
Egbon
= irmãos mais velhos ( sem
definição de sexo ), mais velho (a)
Egbon okunrin = irmão mais velho
Egbon obirin
= irmã mais velha
Elegbe = companheiro, amigo, camarada, sócio
Gbó, a gbó =
ouvir
Gbogbo =
tudo, toda, todos, todas
Gbogbo ilé = família, todos de casa
Ilé =
casa, morada, residencia
Ise =
trabalho, emprego, serviço
Kan, = um,
uma
Kan = bom,
boa ( uasa-se para período, festa, noticia )
Kí = cumprimentar, saudar, para
Ló = verbo ir, se colocar a letra n antes dele
fica no gerúndio Ex : nlo = indo
Mama, ìyá = mãe
Ni = é,
está
Nko =
usa-se no final de frase para indicar que é uma pergunta, mas pode
acontecer de está no começo.
O = você, tu
Ó = ele,
ela
Odabo = até
mais, até a volta
Òjò = dia, tempo,
O mà tòjò meta ( usa-se quando há muito tempo não ver uma pessoa )
Pélú =
tambem ( só no final de frase )
Pèlú = com,
junto Ex ; Pèlú mi = comigo
Re = seu,
sua
Se = usa-se antes de uma frase para indicar que é uma pergunta
Se = fazer
Wà = estar
Won = eles,elas, deles, delas
O TAN ( FIM )
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domingo, 31 de março de 2013
QUALIDADE DE ORIXA - SANTO
Qualidade de ORIXA, é na verdade os títulos que o orixá recebeu na terra que eles passaram e pela função que ele exerceu naquela época em determinado lugar. Vou citar um exemplo: Ògún é um só, mas em cada terra que ele passou ou guerreou ele recebeu um tipo de culto e título, é isso que chamam de qualidade de orixá, mas na verdade é o mesmo Ògún, até o Xoroque que o povo faz tanto mistério é o mesmo, este nome ai foi o nome da primeira forma de Ògún quando ele era bastante violento e morava nas montanhas e só descia para fazer estrago na terra. Mas eu nunca me preocupei de fazer esta apostila porque é muito complicado e dificil das pessoas entender e aceitar. Muita gente fica por ai quebrando a cabeça com qualidade de santo, muitos pais de santo até dizem a alguns filhos de outras casa que o santo dele foi mal feito porque não levou tal preparo, comida ou fundamento como eles chamam por ai, tudo isso é mentira, qualquer o orixá aceita a oferenda e o culto que voce puder fazer para ele. Claro que filhos de santo sem experiencia quando ouve dizer que seu santo foi mal feito fica com a mente pertubada, dai então devido o pensamento dele que algo faltou na sua obrigação ou feitura a mente dele vai atrapalhá-lo e ele vai achar que o que está acontecendo de errado com ele foi porque o santo não teve ou não comeu tal coisa ou não colocaram tal fundamento ou folha, tudo isso ilusão, os orixas que é o culto e a fé do seus filhos, até com uma maçã um copo de água e uma vela acesa se cultua um orixá e ele vai aceitar isto como uma grande obrigação, se importando somente com o respeito e a fé do filho para com ele. Aproveitei a pergunta de um cliente que me deu uma boa inspiração e eu resolví escrever no meu Blog sobre isto, quem sabe vai ajudar muita gente.
sábado, 30 de março de 2013
CANTO PARA OBRIGAÇÃO DE OGAN - ALAGBÈ ASOGUN - EKEJI II
CANTO PARA OBRIGAÇÃO DE OGAN, ALAGBÈ, ASOGUN E EKEJI
CANTO DE AVISO DE NASCIMENTO DE OGAN, ALAGBÉ, ASOGUN E EKEJI
CANTO PARA SENTAR NA CADEIRA - CANTO PARA COLOCAR O OBÉ (FACA) NA MÃO DO ASOGUN. CLIQUE NO LINK E BAIXE
https://mega.co.nz/#!IYMxiT5a!d6VicRCCLXJ6hCAw-eLCCFihrbt-aA4qc1n6w9aBFqI
CANTO DE AVISO DE NASCIMENTO DE OGAN, ALAGBÉ, ASOGUN E EKEJI
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terça-feira, 26 de março de 2013
CANTOS ESPECIAS PARA OBRIGAÇÕES DE OGAN ALAGBE - EKEJI - ASOGUN
Este arquivo acompanha audios com as traduções em documento word,
se referem as cantigas para hora que o Ogan, Alagbe, Ekeji ou Asogun deve
sentar na cadeira. Também tem o canto para hora de colocar o Obé ( faca ) na
mão do Asogun.
Clique no linque e
baixe as músicas com as traduções.
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
A IMPORTÂNCIA DO ANJO DA GURADA
A IMPORTÂNCIA DO ANJO
GUARDIÃO
O
principal arquiteto do nosso destino, tanto no céu como na terra é o nosso anjo
guardião. Ele nos informa o que fazer antes da vinda do céu para o mundo.
Alguém que segue a direção e as instruções de seu anjo guardião nunca se perde.
Os Yorùbá o chamam Eleeda e os Bini o chamam Ehi. Aqueles que são meticulosos o
bastante para ir ao oráculo no céu antes de vir para o mundo, e fazer tudo
aquilo que lhes for avisado no jogo para fazer, agüenta melhor até mesmo
mudanças de uma permanência tranqüila e razoável na terra.
Aqueles
que se recusam a acatar as prescrições ou então fazem apenas metade, encontram
todo tipo de problemas em ambas as jornadas, na vida e no mundo. Todas as
criaturas animadas por Deus tem seu anjo guardião individual. Tanto as
divindades inferiores e humanos igualmente são conhecedoras de ter seus
guardiões. Esses guardiões moram no céu e guardam vigia sobre nossas atividades
na terra. Acredita-se na mitologia que a sombra de uma pessoa é a imagem do seu
guardião. Nos seguindo aonde quer que nós vamos. Ocasionalmente quando nós
estamos adormecidos, sonhamos com um evento por vir e algumas pessoas
atualmente estão percebendo estes eventos. Estes livros estão repletos de
passagens nas quais o guardião de várias pessoas lhes aparece em sonhos para
guiá-los em suas atividades na terra. Isto acontece na maiOría dos casos quando
um indivíduo está se desviando do caminho do seu destino e ele não é dado a ir
consultar o oráculo.
É
em tais circunstâncias que o anjo recorre ao uso dos sonhos ou avisos através
de amigos íntimos e parentes, para nos advertir sobre eventos prestes a
acontecer. Quando o anjo descobre que seu pupilo não acredita em sonhos, sempre
pode falar com ele através de outras divindades. Há muitos exemplos em que um
vidente estranho chega para uma pessoa ao longo da jornada em seu local de
trabalho ou em sua casa para alertá-lo de perigos prestes a acontecerem e o que
ele pode fazer para desviá-los.
Assim
todos os exemplos são arquitetados por nossos anjos. Para aqueles que acreditam
no oráculo e em sacrifícios, são freqüentemente avisados a fazer sacrifícios
por meio de seus anjos.
Nós
iremos descobrir através destes livros quais materiais para tais sacrifícios
são usados pelos anjos para receber Oríentação do Alto poder para ter suporte
na realização dos vários objetivos de nossas vidas.
O
papel mais importante do guardião é usar o sacrifício feito por seu tutelado no
céu para homenagear todas as divindades com provável desempenho de função em
suas atividades diárias na terra. Aqueles que falham em fazer tais sacrifícios
no céu, são os que se tornam pobres na terra. Os sacrifícios são feitos através
de nossos anjos antes de partir do céu, e aproximando-se a semeadura , nós
semeamos, fato que, como a noite segue o dia, produz o benefício o qual nós
colheremos depois no mundo. É uma paródia da justiça divina, louvar uma vida de
perpétua privação e penúria, levando isso como integridade moral.
Pobreza
não é sinônimo de virtude, por que a ninguém é dada à opção de escolher entre
opulência e penúria.
A
verdade simples é que ninguém colhe aquilo que não plantou, ninguém vai pegar
seu pacote de pagamento donde ele não tenha trabalhado. Ninguém vai tirar
dinheiro de um banco no qual ele não tenha depositado ou tenha crédito.
Ninguém
espera colher dividendos de uma companhia na qual ele não tenha investido. E
ninguém espera obter um certificado ou diploma de um curso ou estudo que ele
não tenha realizado com sucesso. Da mesma maneira, ninguém espera ter uma vida
boa na terra, se não fez o sacrifício antes de sua vinda do céu.
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