google.com, pub-6738307567952025, DIRECT, f08c47fec0942fa0

terça-feira, 13 de março de 2012

ÀWO ÒRÌSÀ - O CULTO AOS ORIXAS

O objetivo deste trabalho é levar conhecimento a todos de dentro da religião de orixá, desejando assim que todos fiquem sabendo o que estão fazendo, pedindo, falando e cantando dentro da nossa religião. Tenho encontrado muitos filhos se queixando que seus zeladores não permitem a eles alguns dos conhecimento da religião, alegando assim que eles ainda estão novos. No meu ver todos que são iniciado dentro do axé deve ter conhecimento de sua religião, aqui no Brasil se escondem muitas coisas em relação ao culto dos orixás, coisa que lá na Nigeria não acontece com seus adeptos, todos tem o direito de saber sobre o culto ou religião onde estão atuando ou praticando. Acredito que tás situações de restrições de conhecimento religioso do axé deva ser por causa de insegurança de alguns zeladores, já chegou ao meu conhecimento que eles por medo de que seus filhos cresçam com os conhecimento e se afastem do terreiro terminam em ocultar o que deveria ser passado. Antes de pensar na perda de um filho ou filha de santo, eu acho que eles deveriam pensar primeiro que passando os conhecimentos, um dia esse filho poderia ajudar a eles mesmos quando em uma hora de precisão.. e mesmo que alguns deles não fiquem no terreiro onde foram feitos, mas pelo memos iriam sair dali dizendo, eu aprendi porque minha mãe ou meu pai me ensinou. Mo juba àwon òrìsà ( Respeito a todos os encantos )
 Èsù ( Exu ), Ògún ( Ogun ), Òsóòsì ( Oxose ), Òsónyìn ( Osãe ), Òsùmàrè ( Oxumarê ), Iroko ( Tempo ), Sòngó ( Xangô ), Iyansan ( Oya ), Logun-Edé, Òsun ( Oxum ), Iyemoja ( Iyemanjá ), Ibeji ( Erê ), Iyewa ( Ewa ), Obà ( Óba ) Nana ( Nannan ) Òsàlà

Nenhum comentário:

Postar um comentário