google.com, pub-6738307567952025, DIRECT, f08c47fec0942fa0

terça-feira, 13 de março de 2012

ISOMOLORÚKO - ACERIMÔNIA YORÙBÁ DO NOME



 ISOMOLORÚKO 

A CERIMÔNIA YORÙBÁ DO NOME

A cerimonia do nome é muito importante entre os Iorubás. É uma pratica antiga que reune vários ritos tais como: a escolha do nome , a acolhida da criança dentro da comunidade, a felicitação aos pais pela alegria e bem-aventurança dessa ocasião, ( a obtençao de uma graça divina ), e previsões para o futuro do recém nascido.



Antes de começar a cerimônia, a familia deve escolher o nome apropriado para a criança. Esse nome será um " amu t´orun wa "( nome trazido do outro mundo , mu...wa (trazido) ti (do) orun (outro mundo) , ou um abiso ( nome dado ao nascer) , nome que se refere as circunstâncias que envolveram o nascimento criança, normalmente a familia, mas que também pode ter relação com os fenomenos naturais ocorridos durante o nascimento.



Apos a escolha do nome tanto pelos pais como pelos parentes mais velhos, ficara guardado em segredo para ser anunciado apenas no dia da cerimonia de tirar o nome chamada iko mojade (revelar- trazer à luz, ko...jade)



Para meninos, a cerimonia se realizará no nono dia apos o nascimento, para meninas no sétimo, para gêmeos de ambos os sexos no oitavo dia, e para crianças mussulmanas de qualquer sexo no oitavo. caso a criança não seja batizada entre o setimo e o nono dia apos o parto, acredita-se que ela não irá sobreviver ao progenitor do mesmo sexo.



Esse ritual começa de manhã cedo ou no começo da tarde. Esse evento pode acontecer tanto dentro como fora da casa dos pais.



De acordo com a tradição a cerimonia costuma ocorrer do lado de fora para que os pes descalços da crianças seja tocadas pelo solo. Para que seus primeiros passos sejam dados na direlção correta.



Esse evento marca a primeira vez que a criança sai de casa. Também pode significar, a primeira vez que a mãe deixa a casa desde o parto.Os convidados podem variar desde os parentes próximos ate aqueles interessados em dar boas vindas a criança dentro da comunidade.



Cada pessoa trará um presente, ( roupas , dinheiro, cobertores, etc.) para cada criança ou para os pais.Mas só mulheres podem presentear a mãe e homens ao pai. Caso a cerimonia aconteça dentro de casa, os convidados ao chegarem, deixarão seus presentes na porta de entrada.



Uma hora após a chegada dos convidados a Iya Ikoko (mãe do recem-nascido) aparece segurando sua criança e aentrega o Ikoko Omon ( recém-nascido) para os idosos escolhidos que irão oficiar o ritual. O papel dos mais velhos tem um significado importante. Para os iorubás o idosos são os mais proximos das crianças, pois o bebe acaba de chegar do lugar para onde os mais velhos estão para ir.



O ritual começa com um borrifo de água no teto da casa, um jarro inteiro, ( as casas tradicionais tem tetos baixos) , para que a criança seja para que a criança seja banhada pela água. Considera-se um bom agouro se a criança chorar quando for molhada, um sinal de que a criança quiz dizer,

"só aquilo que vive pode produzir barulho espontâneo".



A água é o primeiro item do cerimonial a ser apresentado para a criança. O povo iorubá acredita que as primeiras coisas que a criança conhece são aquelas com que será acompanhada pelo resto da vida. Podendo entretanto fazer bom ou mau uso delas durante a vida. A água por ser essencial a vida é apresentada em primeiro lugar. Seu uso durante o ritual reflete a importancia da criança para sua familia.



Após o borrifo com água, o mais velho sussura o nome da criança no seu ouvido. Em seguida molha seu dedo com água e unge a testa anunciando o esperado nome a todos presentes. Volta-se em seguida pra sete jarros com diferentes conteudos.O primeiro tem pimenta vermelha , oferecida para a criança sentir.A pimenta simboliza a resolução e o comando sobre as forças da natureza. Distribui-se então a pimenta aos convidados.



Apos a pimenta , a criança experimenta água, significando pureza do corpo e da alma.(proteção contra doenças).



Dai vem o sal, que simboliza o sabor da sabedoria e inteligência com que a criança será provida.



O mel em seguida, para trazer alegrias e doçura na vida e não ser ignorada pela comunidade quando adulta.



Após o mel , o vinho significando riqueza e prosperidade.



E finalmente o obi, para trazer boa sorte.



O pai pode incluir outros itens nessa cerimonia, além desses sete.



A depender da divindade que proteje a familia. Se for Ogum , deus do ferro, o pai pode incluir uma faca ou espada durante o ritual.



Após o ultimo item, conclui-se a cerimonia, e as festividades iniciam. Uma refeição com comida cerimonial é oferecida aos convidados. E depois alegria e danças ate o dia seguinte.



Durante a festa, os musicos entoam canções para louvar a criança, seus pais , familiares e amigos. Essa tradição é a especialidade dos Ewi, poetas conhecidos pela riqueza de palavras e a arte de usar o idioma e os provérbios, pelo seu profundo conhecimento da lingua ioruba. No final desse artigo tem um exemplo desses poemas.



Após a cerimônia, a criança terá ao meos tres nomes que irão acompanhá-la durante a vida. O primeiro é o Orukó , nome próprio , que é tanto amu t´orun wa como abisso. O segundo é o oriki , nome para louvor , que expressa oaquilo que se deseja para o porvir dessa criança. E o terceiro, o Orile, o nome de familia ou de clã.



Os paragrafos seguintes dão uma ideia dos tres tipos de nomes mencionados acima. É interessante observar como é que o significados dos nomes são criados e perceber como eles se ligam às praticas e tradições religiosas. Os nomes iorubás contam histórias, e conhecendo-as podemos compreender melhor suas origens.



A escolha de um nome depende de muitos fatores como as horas do dia, um dia especial, uma circunstancia relacionada com a criança, pais, familiares, ou toda a comunidade que aguarda o seu nascimento. O amu t´orun wa vale para todas as rianças em quaisquer circunstancias. principalmente no nascimento de gêmeos (ibeji).O nome do primeiro será sempre Taiwo (To-aye-wo, o primeio a experimentar o mundo). O segundo será kehende (aquele que chega depois).



A criança que nascer aopós os gêmeos será chamada Idowu, para ambos os sexos. Muitos deles são considerados teimosos e cabeçudos , mas se não nascerem , a mãe dos gêmeos pode ficar louca. Os Idowu, selvagens e cabeçudos, irão voar sobre a cabeça da mãe e deixá-la louca.



No segundo grau de importancia para os nomes amu t´orun wa são as crianças chamadas de Oni Oni, hoje hoje, aquelas que choram incessantemente , dia e noite. Em seguida vem aqueles chamados de Ola (amanhã) e os proximos serão Otunla ( depois de amanhã). Entre os povos Isin esses nomes são usados até o oitavo filho.



Outro amu t´orun wa : Ige , aqule cujos pés nasceram primeiro. Abiose ( nascido em um dia santo) , Dada ( nascido com cabelo encaracolado) , Abiodu ( nascido no ano novo) Johojo( aquele cuja mãe morreu no parto).



Se a criança não nascer com amu t´orun wa (nome trazido do orun) , a familia decidira seu abiso (nome dado ao nascer) . Há um proverbio que diz, ile l´a nwa k´a to so omo l ´oruko , olhamos para a familia antes de darmos o nome a criança, e de fato os nomes abiso, refletem as circunstãncias e sentimentos da familia.



Eles também podem se referir a divindade que a familia cultua. Os nomes abiso também fazem referencias diretas ou indiretas à familia da criança.Ayodele, a alegria que entrou para a familia ; Omoteji, criança grande que vale por duas; ou então Iyapo, muitas tentativas; Ogundalenu, nossa casa devastada pela guerra; e nomes de orixas ( Sangobunmi , presente de Xangô); Fafmke (de Ifa para eu cuidar).



Ha uma categoria especial de nomes que vem de crianças Abiku (nascidos para morrer) . acredita-se que essas crianças pertencem a um grupo de demonios que vivem nas florestas nas árvores de iroko. Antes de nascerem elas ja decidem quando retornarão. esses demonios estão relacionados àquelas mulheres que perdem muitos filhos em idade infantil, especialmente após um curto periodo de doença.



São dados nomes especiais a essas crianças, na esperança que elas não retornem ou morram cedo.essa superstição foi a forma encontrada para explicar o alto grau de mortalidade infantil. Os nomes abiku, variam em significado, mas sempre tentando persuadir os espiritos das crianças a não serem levados pelas forças ocultas. Exemplos: Malomo, não vá; Oku, a morte; Tiju Iku, envergonhe-se de morrer; Duro-ori-ike, aguarde e verá como voce será mimado.



O Oriki é um nome atribuido em louvor. Sua intenção é a um efeito estimulante na criança. Nomes msculinos sempre refletem algo heróico, forte e corajoso, enquanto os femininos se adoçam com palavras de carinho, afeição e louvor. masculinos: Ajamu, aquele que agarra após a briga; Ajani , aquele que conquista após o conflito. Nomes femininos: Ayoka, aquela que causa alegrias por onde passa, Apinke, acarinhada de mão em mão. Apenas os mais velhos podem chamar as crianças pelos seus nomes Oriki.



Finalmente, ha o nome Orile, que reflete a origem da familia. São muito importantes para traçar a linhagem. Crianças de ambos os sexos geralmente usam o nome totemico do pai, ou Orile. Esses nomes provem de objetos ou de animais que representam a linhagem familiar. Erin , elefante, nome ligado a linhagem de reis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário